• Siga-nos no Facebook
  • Siga-nos no Instagram
Início | Noticias | Doe sangue e salve vidas

Doe sangue e salve vidas

Nesta época, os estoques de sangue diminuem em função das férias e datas festivas

Doar sangue é um gesto de amor... mas por que será que em uma época próxima ao Natal, uma data que remete tanto a este sentimento, este gesto de amor fica tão esquecido? É claro que se trata de uma troca de foco. As pessoas já estão na contagem para as férias, viagens e o novo ano que se aproxima. Mas já pensou se, neste percurso, um parente ou amigo seu precisasse de uma transfusão e os estoques não tivessem para oferecer? Por isso, este 25 de novembro é tão importante. 

Hoje, comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data tem como objetivo agradecer aos doadores de sangue pela ação de doar e busca sensibilizar a população para a importância da doação. Na semana do dia 25 de novembro, os serviços de hemoterapia de todo o país estão mobilizados em campanhas locais para o fortalecimento da doação de sangue. O sangue doado é utilizado para pessoas com doenças hematológicas variadas, câncer, pessoas que se submetem a cirurgias eletivas de grande porte e para emergências.

Requisitos para ser um doador

- Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional)

- Ter entre 16 e 68 anos (incompletos) – jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e/ ou responsáveis legais. O modelo de autorização pode ser adquirido no site do Hemorio

- Pesar no mínimo 50 Kg

- Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação

Acesse os locais para doação de sangue no Rio de Janeiro: https://entretenimento.band.uol.com.br/bandfolia/noticias/100000619640/veja-onde-doar-sangue-no-rio-de-janeiro.html