• Siga-nos no Facebook
  • Siga-nos no Instagram
Início | Noticias | Comer ovo todo dia faz mal a saúde?

Comer ovo todo dia faz mal a saúde?

Alimento faz bem a visão e ainda ajuda no controle do colesterol

Comer ovo diariamente virou um enigma na vida das pessoas. Uns dizem que faz bem, outros dizem que faz mal. E o grande vilão presente no ovo seria o alto grau de colesterol contido na sua gema. Porém, este colesterol não faz mal algum, até porque, pesquisas já provaram que alimentos naturais não prejudicam a saúde, além de favorecer o ganho de massa muscular e prevenir doenças nos olhos.

Por outro lado, alimentos processados como bacon, salsicha, presunto, linguiça, biscoitos recheados e fast food fazem muito mal ao nosso organismo. E é por isso que, para auxiliar no controle do colesterol, a quantidade permitida para uma dieta composta por ovos é de duas a quatro unidades por dia, mas, para quem é diabético este número diminui para no máximo duas unidades em conjunto com uma alimentação equilibrada e níveis de colesterol e glicemia adequados.

Ovo cru gera risco de infecção ?

Geralmente, quem malha ou abusa das dietas de ganho de peso come ovo cru. Além do gosto que é difícil de agradar, o hábito pode causar perigos à saúde. O ovo cru ou mal passado pode conter Salmonela, bactéria que causa febre, vômitos e diarreias fortes, sendo ainda mais perigosa nas crianças.

Por isso, deve-se evitar o seu consumo mal passado e também os produtos que tem ovos crus como ingredientes como mousses, maioneses, coberturas e recheios de bolos. A melhor opção é consumir o ovo cozido ou frito sem óleo ou margarina, para conter o aumento da quantidade de calorias e de gordura consumida na dieta.

Benefícios do ovo

- Aumento da massa muscular, porque é uma boa fonte de proteínas;

- Prevenir doenças como câncer, por ser rico em antioxidantes, como triptofano e tirosina;

- Diminuir a absorção de colesterol no intestino, por ser rico em lecitina;

- Combater anemia, por conter ferro e ácido fólico;

- Proteger a visão, por conter os antioxidantes luteína e zeaxantina;

- Manter a saúde dos ossos, por conter cálcio e fósforo;

- Ajudar na formação da memória do feto e prevenir câncer de mama, por conter colina;

- Prevenir o envelhecimento precoce, por ser rico em selênio, zinco e vitaminas A e E;

- Assim, o ovo só não deve ser consumido em casos de alergia à albumina, que é a proteína deste alimento que está presente na clara.