• Siga-nos no Facebook
  • Siga-nos no Instagram
Início | Noticias | Pneumonia é contagiosa?

Pneumonia é contagiosa?

Conheça um pouco dessa doença respiratória tão comum no inverno

É comum pensar que todas as doenças são contagiosas. Afinal, se uma pessoa estiver gripada em uma sala fechada é muito provável que todas fiquem gripadas. Mas, nem todas as doenças respiratórias são assim. A pneumonia, por exemplo, não é contagiosa. Mesmo se alguém tossir na sua frente, só é possível ser infectado caso os mecanismos de defesa do corpo falhem, como em casos de câncer, desnutrição, doença pulmonar prévia ou de outro órgão, alteração do sono, e até estresse. 

Basicamente, pneumonias são infecções que se instalam nos pulmões e são provocadas pela penetração de um agente infeccioso ou irritante como bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas durante as trocas gasosas.

Causas

Muitos germes podem causar pneumonia, as mais comuns são bactérias e vírus presentes no ar que respiramos. O corpo geralmente evita que esses germes infectem seus pulmões, porém às vezes esses germes podem dominar seu sistema imunológico, mesmo que sua saúde seja geralmente boa. A pneumonia é classificada de acordo com os tipos de germes que a causam e onde você obteve a infecção.

Sintomas

Geralmente, a pneumonia tem sintomas parecidos com de uma gripe ou resfriado, porém, em uma escla muito mais forte como dor nas costas, dor aguda no peito, tosse seca ou com catarro, calafrios, febre e fadiga. Por isso, é mais do que fundamental avaliar seu quadro médico em casa e procurar um especialista em caso de um frequente mal-estar. Vícios como cigarro e bebida também podem ser o fator chave para diminuir a imunidade do paciente e aumentar o risco dessa doença.

Pneumonia adquirida na comunidade

A pneumonia adquirida na comunidade é o tipo mais comum de pneumonia. Ela ocorre fora dos hospitais ou outros estabelecimentos de saúde. Pode ser causada por:

Bactérias: A causa mais comum de pneumonia bacteriana é streptococcus pneumoniae. Este tipo de pneumonia pode ocorrer por conta própria ou depois de ter resfriado ou gripe. Pode afetar uma parte do pulmão, sendo assim chamada pneumonia lobar.

Organismos semelhantes a bactérias: Mycoplasma pneumoniae, também pode causar pneumonia. Geralmente, produz sintomas mais leves do que outros tipos de pneumonia. A pneumonia ambulante é um nome informal dado a este tipo de pneumonia, que tipicamente não é suficientemente grave para requerer descanso em cama.

Fungos: Este tipo de pneumonia é mais comum em pessoas com problemas de saúde crônicos ou sistema imunológico enfraquecido e em pessoas que inalaram grandes doses dos organismos. Os fungos que o causam podem ser encontrados em excrementos de solo ou pássaros e variam dependendo da localização geográfica

Vírus: Alguns dos vírus que causam resfriados e gripe podem causar pneumonia. Os vírus são a causa mais comum de pneumonia em crianças menores de cinco anos. A pneumonia viral geralmente é leve. Mas, em alguns casos, pode tornar-se muito grave.

Pneumonia por aspiração

A pneumonia de aspiração ocorre quando você inala comida, bebida, vômito ou saliva nos pulmões. A aspiração é mais provável se algo perturbe seu reflexo normal de mordaça, como uma lesão cerebral ou problema de deglutição, ou uso excessivo de álcool ou drogas.

Fatores de risco

Um dos principais fatores de risco da pneumonia é o fumo que provoca reação inflamatória que facilita a penetração de agentes infecciosos. O álcool também interfere no sistema imunológico e na capacidade de defesa do aparelho respiratório. Outro fator é o ar-condicionado que deixa o ar muito seco, facilitando a infecção por vírus e bactérias. Por último, e que também têm sua relevância são os resfriados mal cuidados e as mudanças bruscas de temperatura.