O tratamento de uma doença crônica nem sempre leva à cura, mas eleva muito a qualidade e a expectativa de vida. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), as doenças crônicas respondem por aproximadamente 71% de todas as mortes do mundo1. Por isso é preciso adotar um estilo de vida saudável e encontrar formas de controlar a doença.
Como as doenças crônicas têm início gradual, duração longa e incerta e múltiplas causas, o paciente precisa se conscientizar sobre a sua condição de saúde e a relação dela com os seus hábitos2. Para evitar crises e internações é preciso disciplina, principalmente para quem tem problemas gastrointestinais, como Doença de Crohn, Hérnia de Hiato, Cirrose Biliar Primária (CBP), Colangite Esclerosante Primária (CEP), Síndrome do Intestino Irritável ou refluxo gastroesofágico.
Controlar o peso, praticar atividades físicas e adotar uma dieta balanceada são medidas essenciais e bem-vindas, tanto para quem sofre de doenças do aparelho digestivo como para hipertensos, diabéticos e pessoas com colesterol alto (LDL). Também é recomendado evitar o fumo e não abusar da ingestão de bebidas alcoólicas3.