O cuidado com a saúde do homem ainda é um grande desafio no Brasil. Dados do Ministério da Saúde revelam que, em média, os homens vivem 7 anos a menos que as mulheres uma diferença que está intimamente ligada a hábitos de saúde pouco cuidadosos, negligência em relação à prevenção e baixa procura por serviços médicos.
Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), mais de 50% dos homens nunca consultaram um urologista ao longo da vida, e muitos só buscam atendimento quando os sintomas já estão em estágio avançado. Essa atitude prejudica o diagnóstico precoce de doenças que têm tratamento mais eficaz e chances maiores de cura quando detectadas cedo.
Entre as principais causas de mortalidade masculina estão as doenças cardiovasculares, como infarto e AVC, cânceres evitáveis ou tratáveis, como o câncer de próstata, além de doenças do fígado, pulmões e sistema urinário. Também são causas externas acidentes e violência, especialmente entre homens jovens.
O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens no Brasil, ficando atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são estimados mais de 70 mil novos casos por ano no país. A boa notícia é que, quando diagnosticado precocemente, as chances de cura ultrapassam 90%.
As doenças cardiovasculares, por sua vez, são responsáveis por cerca de 30% das mortes masculinas no Brasil. Muitas vezes, essas doenças silenciosas estão relacionadas a fatores evitáveis, como sedentarismo, tabagismo, má alimentação e hipertensão não controlada. Além disso, problemas como diabetes, colesterol alto, obesidade e sedentarismo têm se tornado cada vez mais comuns e impactam diretamente a qualidade e a longevidade da vida dos homens brasileiros. Transtornos mentais também são preocupantes, com o suicídio figurando entre as principais causas de morte entre homens jovens, mostrando a importância do cuidado integral, incluindo a saúde mental.
A morte do cantor Anderson Leonardo, vocalista do grupo Molejo, em abril de 2024, trouxe à tona essa triste realidade. Diagnosticado tardiamente com um câncer raro na região da virilha, ele enfrentou a doença por quase dois anos e passou por sessões de imunoterapia. Este caso ressaltou a importância do diagnóstico precoce: quanto antes uma doença é identificada, maiores as chances de sucesso no tratamento e melhor qualidade de vida.
Na CEMERU, o homem encontra um atendimento completo e humanizado para cuidar da saúde em um único lugar. Contamos com profissionais especializados e infraestrutura moderna, focados em prevenção, diagnóstico precoce e tratamento eficaz.
Nossas especialidades incluem urologia, para o acompanhamento da saúde urinária e reprodutiva, prevenção e tratamento da hiperplasia prostática, infecções urinárias e câncer de próstata. Oferecemos também cardiologia, com monitoramento de fatores de risco como hipertensão, colesterol e outras doenças cardíacas, por meio de exames regulares e avaliações personalizadas. Nossa clínica médica e preventiva oferece cuidado integral que promove qualidade de vida e longevidade. Além disso, dispomos de exames laboratoriais e de imagem com estrutura completa e moderna, garantindo resultados rápidos e precisos.
Sabemos que a rotina do homem moderno é corrida, por isso, oferecemos agendamento fácil via telefone, WhatsApp ou aplicativo, unidades bem localizadas com horários flexíveis e ambiente acolhedor e telemedicina para consultas rápidas e eficientes sem sair de casa.
Cuidar da saúde não é sinal de fraqueza, mas sim de responsabilidade com si mesmo e com quem se ama. Na CEMERU, nosso compromisso é estar ao seu lado em todas as etapas da sua saúde, ajudando a prevenir doenças, detectar precocemente qualquer problema e garantir o melhor tratamento.
Não espere os sintomas aparecerem, agende hoje mesmo sua consulta e invista na sua saúde. Porque homem que se cuida, vive mais e melhor!