• Siga-nos no Facebook
  • Siga-nos no Instagram
Início | Noticias | Cemeru realiza cirurgia inédita no Brasil

Cemeru realiza cirurgia inédita no Brasil

 

Letícia de 12 anos foi submetida a um procedimento de modulação do crescimento da coluna

 

Foram 15 horas de muita angústia para a família de Letícia Costa, 12 anos. No dia 8 de novembro, ela foi submetida a uma cirurgia inédita no Brasil, de modulação do crescimento da coluna vertebral, no Hospital Cemeru de Santa Cruz. A cirurgia, realizada pelo cirurgião Leonardo Simões, buscou corrigir uma curvatura acentuada e que já comprometia órgãos como pulmão e coração por conta da compressão, além de prejudicar a qualidade de vida da menina.

 

“Esta cirurgia é de suma importância para quem tem a curvatura da coluna acima de 60 graus. No dia da cirurgia, a coluna de Letícia estava com 61, impedindo o seu crescimento normal e ainda comprometendo seu corpo. Para que o procedimento dê certo, é necessário que o paciente esteja em fase de crescimento. Tivemos sorte de encontrar este problema ainda na sua adolescência”, explicou o Dr. Simões.

 

Letícia foi acompanhada pelo médico durante todo o ano, apesar de complexa, a cirurgia foi um sucesso e a menina já retomou suas atividades. “Estava jogando queimada quando senti as primeiras dores. Quando descobrimos que eu precisava de uma cirurgia procurei manter a calma e entender que tudo ia dar certo. Meus pais sempre estiveram do meu lado me dando força e energias positivas para que ocorresse tudo bem. Hoje eu já não sinto falta de ar ao subir escadas”, comemora Letícia. Para a mãe, Maria Cecília, a agilidade do processo foi o fator essencial para que tudo desse certo.

 

“Hoje podemos colocar a cabeça no travesseiro e descansar em paz depois dessa cirurgia. Um procedimento desses em um de nossos filhos, dói muito e nos aflige dia e noite. Mas estamos muito gratos por toda assistência que os profissionais da Cemeru nos deram. Mal vejo a hora de vê-la na piscina praticando natação que ela tanto gosta”, conta a mãe.

 

A irmã Carolina, de 8 anos, e seus pais Maria Cecília Costa e Saulo Machado eram só alegria já percebendo os primeiros sinais positivos do procedimento cirúrgico.

 

Cirurgia de modulação do crescimento

Este procedimento cirúrgico inovador e menos invasivo é realizado para modular o crescimento ósseo da coluna durante os períodos de surtos de crescimento rápido, quando as curvaturas da coluna vertebral do adolescente geralmente progridem. Também pode ser utilizado para pacientes com pouco ou nenhum crescimento esquelético remanescente, dependendo da flexibilidade da curva.

 

A modulação do crescimento ósseo (Anterior Spine Tether) não é um conceito novo e baseia-se no princípio de Hueter-Volkmann, que afirma que o osso sob maior pressão crescerá mais e mais densamente que o osso que não esteja sob estresse. Eventualmente, o osso na parte interna da curva se tornará mais lento e mais denso que o osso do lado de fora da curva, criando uma deformidade na cunha.

 

As técnicas de modulação do crescimento ósseo estão tentando influenciar a reação secundária à carga desigual causada pela curva, e não os fatores genéticos e ambientais que iniciam a própria condição de escoliose.