• Siga-nos no Facebook
  • Siga-nos no Instagram
Início | Noticias | CORONAVÍRUS - Saiba tudo que acontece!

CORONAVÍRUS - Saiba tudo que acontece!

Em dezembro de 2019, a OMS (Organização Mundial da Saúde) recebeu alertas sobre diversos casos de pneumonia na cidade de Wuhan, província de Hubei, na China. Começando o ano de 2020, no dia 7 de janeiro, autoridades chinesas confirmam como causa, um novo tipo de vírus, de uma família denominada de Coronavírus.

O que é?

Coronavírus são uma família ampla de vírus que causam infecções que variam de resfriados comuns a doenças mais graves, como as siglas SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e MERS (Síndrome Respiratória do Oriente Médio).
Esta família viral foi conhecida em meados dos anos 1960, como um vírus zoonótico, o que significa que pode ser transmitido de animais para seres humanos.

O novo Coronavírus (Covid-19) é uma espécie descoberta em 2019 que não fora identificada anteriormente em seres humanos, e em março de 2020 foi declarada como uma pandemia. 

 

Quais são os sintomas?

O novo coronavírus (Covid-19) tem sintomas semelhantes a outras síndromes como resfriado e gripe. Por causa dessa condição, muitas vezes pacientes podem se confundir em relação à sua condição, o que pode gerar problemas, minimizando um cuidado necessário à prevenção contra a pandemia que assola o mundo e o Brasil.

Para esclarecer as diferenças, o Ministério da Saúde elaborou materiais de divulgação explicando cada uma das síndromes e como os sintomas se manifestam. No caso da febre, por exemplo, a ocorrência dela é comum em casos de Covid-19 e de gripe, mas rara em resfriados.

corona_sindromesrespiratorias
Ministério da Saúde mostra diferenças entre novo coronavírus, gripe e resfriado - Ministério da Saúde 

 

Como é transmitido?

As investigações sobre as formas de transmissão do coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por gotículas respiratórias ou contato, está ocorrendo.

Qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1m) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção.
É importante observar que a disseminação de pessoa para pessoa pode ocorrer de forma continuada. 

Alguns vírus são altamente contagiosos (como sarampo), enquanto outros são menos. Ainda não está claro com que facilidade o coronavírus se espalha de pessoa para pessoa.

Apesar disso, a transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:

  • gotículas de saliva;
  • espirro;
  • tosse;
  • catarro;
  • contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
  • contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
     

Fique atento às próximas notícias sobre este novo vírus em nosso portal de notícias e saiba tudo sobre o que acontece.