• Siga-nos no Facebook
  • Siga-nos no Instagram
Início | Noticias | Dicas de dieta para diabetes gestacional

Dicas de dieta para diabetes gestacional

O primeiro passo para evitar ou tratar a diabetes gestacional, que normalmente aparece na segunda metade da gravidez, é modificar a alimentação para controlar os níveis de açúcar no sangue. Uma dieta para diabetes gestacional deve priorizar alimentos naturais e integrais, limitando ao máximo o consumo de carboidratos refinados, açúcares e alimentos processados.
Como as necessidades nutricionais são maiores durante a gravidez, a alimentação deve ser equilibrada para garantir todos os nutrientes necessários à saúde do bebê e da gestante. No entanto, isso não significa comer por duas pessoas. Mais importante que a quantidade é a qualidade dos alimentos que farão parte do seu cardápio. 

Doces
A gravidez também não deve servir como desculpa para você comer todos os doces que antes evitava. Além de serem saturados de carboidratos, os doces costumam ser ricos em gordura e totalmente pobres em nutrientes. Para evitar as variações de glicose, elimine ao máximo o consumo de bolos, tortas, refrigerantes e sorvetes.

Carboidratos
Devido à sua capacidade de alterar drasticamente as taxas de açúcar no sangue, os carboidratos devem ser consumidos com atenção. Entre os principais alimentos ricos em carboidratos de alto índice glicêmico, temos: pão branco, doces, macarrão e arroz branco. Verduras, leguminosas (feijão, grão-de-bico, lentilha), algumas frutas (maçã, abacate, ameixa, goiaba) e arroz integral são alimentos com baixo índice glicêmico.

Gorduras
As gorduras não devem ser eliminadas em uma dieta para diabetes gestacional. Além de serem importantes para a formação do bebê, contribuem para a saúde cardiovascular da gestante e ajudam a controlar o apetite. No entanto, deve-se reduzir ao máximo o consumo de gorduras saturadas, dando preferência a gorduras “do bem”, como o azeite, nozes, Ômega 3 (presente na linhaça e em peixes), e a gordura do abacate. E por falar em abacate, outro motivo para você consumir a fruta durante a gravidez: ele é fonte natural de ácido fólico, uma vitamina importante para prevenir a má formação do bebê.

Fibras
As fibras presentes nas verduras, legumes e cereais integrais tornam a digestão mais lenta, colaborando para manter estáveis os níveis de açúcar no sangue. Inclua verduras e legumes em todas as suas refeições, já que são ricos em vitaminas e minerais e também promovem maior saciedade.

Exercícios
A gravidez não deve ser utilizada como uma desculpa para o sedentarismo. A menos que você tenha indicação médica para ficar de repouso, levante e se exercite. Uma caminhada leve ou exercícios na piscina podem ajudar você a controlar os níveis de açúcar no sangue, além de impedi-la de engordar exageradamente durante a gravidez. Antes de iniciar um programa de atividades físicas, converse com seu médico sobre quais atividades estão liberadas para você.