• Siga-nos no Facebook
  • Siga-nos no Instagram
Início | Noticias | Dipirona importada está contaminada?

Dipirona importada está contaminada?

Fake News diz que medicamento importado da Venezuela vem com vírus contagioso

A moda do momento são as chamadas fake news. Informação falsa se confunde com verdadeira e as verdadeiras com as falsas. Na era do Whatsapp, há pouca checagem das fontes e é dado menos valor aos veículos oficiais de comunicação. E até a dipirona entrou nessa. Um novo texto compartilhado no Facebook e no Whatsapp tem preocupado muita gente...

A acusação é que um tipo de dipirona fabricada na Venezuela e comprada pelo governo brasileiro estaria infectada com o temido vírus Marburg, agente causador da febre hemorrágica de Marburg relacionado à Ebola. Atenção, a informação é absolutamente falsa. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), já se pronunciou e afirmou que todos os fármacos comercializados no país passam por um rígido processo de controle de qualidade.

Segundo a Anvisa, uma situação grave como essa não passaria despercebida pelas autoridades. E partindo da possibilidade de existir uma contaminação na fabricação do princípio ativo, o comprimido não possui umidade alguma. Isso impede que o vírus permaneça ativo por muito tempo.

Também é preciso levar em conta ainda que esses fármacos têm substâncias estabilizadoras em sua fórmula. Esses compostos impedem a ação de qualquer agente infeccioso por ali. Tão logo, essa postagem é fake. Não compartilhe!