• Siga-nos no Facebook
  • Siga-nos no Instagram
Início | Noticias | Você já ouviu falar em banho de ofurô?

Você já ouviu falar em banho de ofurô?

Especialistas dizem que o acessório simula o útero materno e diminui desconforto do bebê

Para algumas mães, o banho é o momento que dá mais trabalho no cuidado com o bebê. É choro, reclamação... mas, isso tem jeito e é mais simples do que podemos pensar. Em vez do uso da banheira, muitas mamães estão apostando no ofurô de plástico. O acessório, que consiste em um balde especifico para bebês, foi criado há mais de 20 anos por parteiros e obstetras de uma maternidade na Holanda, tem um efeito calmante nos pequenos já que ele lembra o meio aquático do útero: um lugar fechado, escuro, quente e seguro.

Como ofurô remete a essa sensação uterina, os banhos tendem a ser mais tranquilos, porque o bebê fica em posição fetal com as pernas e braços encolhidos submersos do pescoço para baixo. Há alguma maternidade que passaram até a adotar este tipo de banho por conta destes benefícios.

Banho em recém-nascidos

Nas primeiras semanas de vida, a mãe pode envolver o corpinho do bebê com uma manta fina de algodão e banhá-lo enroladinho. Assim, aumenta a sensação de aconchego. Na hora da higiene, é recomendado retirar a manta e usar xampu e o sabonete. Nas primeiras vezes, o banho pode ser dado por dois adultos. Enquanto um deles segura o bebê pelas axilas, o outro se encarrega de lavar a criança com suavidade. Quando o bebê começa a ficar mais “durinho”, fica mais fácil para a mamãe dar o banho de balde sozinha. Os pais também podem optar por dar o banho de banheira e destinar o ofurô somente para ocasiões em que o bebê esteja mais agitado, com aquele chorinho típico desta idade.